e-Social é uma palco eletrônica que visa cotizar-se informações de distintivo trabalhista, previdenciária, fiscal e tributária consecutivos da correlação do trabalho entre a empresa e o agente, com ou sem elo empregatício, criando uma base única e centralizadora deste conjunto de informações.

O e-Social não abrange somente as informações exclusivas à folha de pagamento, no entanto uma sucessão de informações que irão intervir muitas áreas de Recursos Humanos como a de Gerenciamento de Funcionários, Recrutamento e Compilação, Cargos e Salários, Terceirização, Saúde e Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho, Vantagens, Tecnologia da Informação, Fiscal, Contábil, Ciência combinatória e Financeira.

Como o e-Social envolve muitas áreas, é indispensável que haja um orientador o qual seja encarregado por afirmar o que a empresa possui de informações em seu sistema de folha de pagamento e demais subsistemas, a fim de comparar com as informações exigidas pelo sistema, de modo a afirmar quais informações não estão sendo atendidas e quais estão em desconformidade ou possam fazer divergências de acordo com o leiaute dos arquivos.

O orientador deverá acompanhar as modificações no que diz respeito às inovações cadastrais que ocorrerem no manual do e-Social, bem como ser o interlocutor encarregado por identificar e mirar à empresa fornecedora da penca de pagamento, eventuais inconsistências.

Uma missão fundamental para o orientador é fazer-se qual setor será responsabilizada pelo entrega da informação, ou seja, por mais que a setor de medicina do trabalho se utilize do campo “ descrição do cargo ”, por exemplo, para avaliar quais os exames médicos precisam ser realizados no hora da admissão de certo trabalhador, cabe à setor de cargos e salários fazer-se e suprir esse campo, setor à qual será a encarregado direta pelo entrega dos dados ao e-Social no que se refere à descrição da atividade, documento “S-1040 Tabela de Funções /Cargos em Representação ”.

Para reproduzir esse trabalho o orientador do e-Social necessita saber todos os subsistemas das muitas áreas envolvidas, de forma que cada setor seja encarregado por fornecer ( catalogar ) a informação exigida pelo sistema.

Uma vez identificada quais parametrizações precisam ser implementadas, cabe ao orientador acompanhar a geração dos arquivos e a importação para a palco e-social. Ocorrendo inconsistências, direcioná-las para que a respectiva setor (subsistema) faça as correções necessárias.