EXAMES COMPLEMENTARES

Os exames laboratoriais são essenciais para os médicos diagnosticarem certas doenças ou confirmarem um diagnóstico. O paciente vai até um laboratório indicado e retira amostras para análise. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, biomédico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Dependendo do risco ao qual o funcionário está exposto em seu ambiente de trabalho, o Médico Coordenador pedirá Exames Laboratoriais específicos.

EXAMES LABORATORIAIS

Hemograma

O hemograma é um exame que identifica a contagem de plaquetas vermelhas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos no sangue. Esse é um dos exames laboratoriais mais pedidos, em que se pode diagnosticar anemia, inflamações, infecções e a coagulação sanguínea.

Colesterol

O exame de colesterol é usado para quantificar tanto o colesterol ruim (VLDL) quanto o colesterol bom (HDL). Esse exame é um bom indicador para problemas cardíacos, já que o colesterol ruim é uma das maiores causas de doenças cardíacas e o colesterol bom é o maior combatente natural do organismo contra o colesterol ruim.

Glicose ou Glicemia

A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia e ainda intermediária do metabolismo. Como é a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose.

A dosagem de glicose é importante para o diagnóstico ou controle do tratamento do diabetes mellitus. Só tem valor se realizada com um jejum mínimo de 8 horas.

Ácido Hipúrico

O ácido hipúrico é o principal metabólito urinário do tolueno  (solvente para óleos ,borrachas e tintas), sendo o indicador biológico da exposição a este solvente. O ácido hipúrico é um metabólito normal do organismo humano, podendo também advir de dietas ricas em ácido benzoico.

Ácido Metil Hipúrico

É é o indicador biológico da exposição ocupacional ao xileno. O ácido metil-hipúrico

representa mais de 95% da fração metabolizada dos xilenos (dimetilbenzenos). Os

xilenos são utilizados como thinner para tintas e lacas, agentes de limpeza além de

outros usos industriais

Gama GT

(gama glutamil transpeptidase ou GGT) é o exame de sangue que mede a quantidade da enzima gama glutamil transferase (GGT) no organismo. Essa enzima está presente principalmente no fígado e ductos biliares, mas também pode ser encontrada nas células dos rins, intestinos.

Anti HBs

O exame anti-HBs serve para identificar anticorpos contra a hepatite B. Portanto, quando o anti-HBs dá positivo, significa que a pessoa já está imune ao vírus da hepatite B. Isso geralmente acontece após a vacinação ou cura da doença. O anti-HBs é o anticorpo que o sistema imunológico produz contra o vírus da hepatite B, mais especificamente contra uma proteína localizada na superfície do vírus, conhecida como HBsAg.

Exames de fezes e de urina

É normal o médico pedir exames laboratoriais como exames de fezes e de urina. Eles podem ser classificados como:

Protoparasitológico

É um exame de fezes muito utilizado para a visualização de protozoários ou outros tipos de fatores nocivos ao homem.

Coprocultura

É a cultura de fezes, que é usado para quantificar o crescimento de bactérias nocivas ao ser humano por meio de suas fezes.

Sangue oculto

Com uma dieta especial durante três dias, o paciente faz a coleta de suas fezes no 4° dia. Esse exame serve para identificar qualquer surgimento de sangue nas fezes.

Tgo Tgp

A transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) é uma enzima existente em diversas células do corpo – rins, músculos esqueléticos, miocárdio (coração), pâncreas e fígado – e, em indivíduos saudáveis, apresenta baixos níveis de presença no fluxo sanguíneo. Porém, quando há lesão/dano em algumas dessas células, os níveis de TGO disparam e seu aumento pode ser identificado por meio de um exame de sangue específico.

Já a transaminase glutâmico-pirúvica (TGP) é uma enzima presente, praticamente, apenas nas células do fígado e funciona como um indicador similar ao TGO (ou seja, quando seus níveis estão altos, significa que houve uma lesão/dano em alguma célula).

Os exames de TGO e TGP costumam ser realizados juntos para que, com a comparação dos resultados, o médico seja capaz de determinar se há algum problema no fígado, podendo identificar e diagnosticar, dessa forma, doenças hepáticas, como hepatite, cirrose e isquemia (deficiência de fluxo sanguíneo no órgão).

Os exames laboratoriais são simples e com apenas alguns dias você obtém os resultados. O médico irá identificar qualquer alteração e passar os medicamentos e tratamentos qualificados para cada tipo de alteração ou doença que possa aparecer.

 

ESPIROMETRIA

Espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.

É um exame em que se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões. Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPOC.

 

RAIO X

São exames que detectam emissões eletromagnéticas que são impressas em chapas fotográficas (radiografias). Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de imagem, como a ultrassonografia, a densitometria, a ressonância magnética nuclear, a mamografia, a tomografia computadorizada, etc.

Na medicina, os Raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, ossos, formações internas do corpo, tratamento de tumores, câncer, doenças ósseas, etc.

 

ELETROCARDIOGRAMA (ECG)

O que é o eletrocardiograma?

Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas.

O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

Para que serve o exame ECG?

Esse exame é capaz de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, por isso é usado para identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.

 

ELETROENCEFALOGRAMA  (ECG)

O que é eletroencefalograma?

Eletroencefalograma (EEG) é um exame de monitoramento não-invasivo que registra a atividade elétrica do cérebro. É realizado com eletrodos fixados no couro cabeludo por meio de uma pasta condutora de eletricidade. Objetiva registrar a atividade cerebral para detectar possíveis anormalidades neurológicas.

Pra que serve o exame?

O teste é mais usado para poder detectar uma variedade de doenças psiquiátricas e neurológicas, tanto as infecciosas quanto degenerativas.

 

EXAME TOXICOLÓGICO

Exigência de Exame Toxicológico tornando-o obrigatório na contratação e no desligamento de motoristas profissionais com objetivo de fiscalizar a normativa, sendo assim todas as empresas contratantes de motoristas profissionais devem informar o número do exame ao registrar as admissões e desligamentos no CAGED. Leia a seguir as informações detalhadas para realizar o cadastro corretamente.

O CAGED é um banco de dados por meio do qual o governo controla, mensalmente, as admissões e demissões de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no país. O empregador que contratar ou demitir motoristas terão de informar ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, os dados sobre o exame toxicológico dos funcionários que já é obrigatório há cerca de um ano no Brasil.

 

Segundo as novas regras, o empregador fica obrigado a declarar ao CAGED o código e a data do exame, o CNPJ do laboratório e o número de inscrição do médico encarregado no Conselho Regional de Medicina (CRM).

A obrigatoriedade abrange motoristas das categorias C, D e E, ou seja, de veículos de pequeno e médio porte, de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários e de veículos de carga em geral.

 

O que acontece se o empregador não atender as exigências?

Caso o empregador não se adeque a nova exigência o exame do empregado será considerado como não entregue e, por consequência, terá aplicação de multa automática e variável de acordo com o tempo de atraso na transmissão do CAGED. Como toda empresa tem o prazo máximo para postar as informações dos funcionários todo dia 07 do mês subsequente à movimentação não declarada, a partir desta data o valor já começa a ser contado. Por isso é melhor ficar atento e contar com uma equipe confiável para realização do processo.

 

Para possibilitar a fiscalização por meio do CAGED, o Ministério do Trabalho disponibilizou um novo layout para o sistema que ficará disponível às empresas que declararem determinadas CBOs – Classificação Brasileira de Ocupação:

Os dados solicitados para preenchimento adequado do formulário são: Código/ Número do exame toxicológico; Data do exame médico (dia/mês/ano); CNPJ do laboratório, CRM do Médico Revisor e Estado (UF) do CRM do Médico Revisor.

Todos estes dados estarão disponíveis no laudo do Exame Toxicológico emitido pelo Grupo Aval e demais laboratórios legalmente autorizados a realizar o exame.

 

Quais os tipos de CBOs precisam fazer o cadastro do exame Toxicológico no CAGED?

Abaixo listamos as CBOs para consulta:

782310 – motorista de furgão ou veículo similar;

782320 – condutor de ambulância;

782405 – motorista de ônibus rodoviário;

782410 – motorista de ônibus urbano;

782415 – motorista de trólebus;

82505 – caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais);

782510 – motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) e

782515 – motorista operacional de guincho.

 

Como é realizado o Exame Toxicológico de Larga Janela?

 

Os exames toxicológicos de larga janela de detecção são exames que possibilitam verificar o consumo de substâncias a longo prazo.

Estes exames podem detectar o consumo de drogas nos meses anteriores ao seu consumo. É isso que se chama de “janela de detecção”.

Os exames de urina ou saliva (fluídos orais) detectam o consumo de drogas até 3 dias após sua ingestão. Já os exames de larga janela (realizados em queratina – cabelos, pelos ou unhas) detectam o consumo de drogas nos últimos três meses ou mais. Além disso, os exames toxicológicos de larga janela, também dão pistas sobre a quantidade consumida da droga nesse período.

 

Quais são as drogas detectadas no Exame Toxicológico?

São vários os tipos de drogas que podem ser detectadas no Exame Toxicológico, Drogas como maconha, haxixe, skunk, cocaína, crack e merla são detectadas. No teste, também são feitas pesquisas por substâncias como anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy (MDMA, MDA, EVE), heroína, morfina, hidrocodona, hidromorfina, codeína, fenciclidina e muitos outros dessas mesmas categorias.

 

Como comprar o Exame Toxicológico para envio ao CAGED?

A Coodmed, é especialista na realização de Exame Toxicológico. É possível agendar o exame no Núcleo de Medicina do Trabalho localizado na Avenida Amazonas, 491/701 – Centro, Cascavel – PR , CEP 85812-001. Por meio de uma breve ligação o solicitante também pode agendar a realização do exame sem nenhuma burocracia e com a segurança de ser atendido. O telefone para contato é o (45) 30372426 e o atendimento acontece de Segunda à Sexta de 8h às 18h. Além disso, é possível entrar em contato por meio do site onde a empresa atende de forma estratégica dentro de um prazo máximo de 24 horas.

ORÇAMENTO