HigiEne Ocupacional

A higiene ocupacional, ou mesmo Higiene do trabalho ou higiene industrial é:

“A ciência e a arte devotadas à antecipação, ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos fatores ambientais e agentes” tensores “originados no ou do trabalho , os quais podem causar enfermidades, prejuízos à saúde e bem-estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”  – American Conference of Governamental Industrial Hygienists – ACGIH

O objetivo da Higiene Ocupacional deve ser eliminar os riscos ambientais nos locais de trabalho, proporcionando ambientes de trabalho salubres, protegendo e promovendo a saúde dos trabalhadores e protegendo o meio ambiente. O que também significa eliminar tudo o que pode afetar a saúde dos trabalhadores nas empresas nos seus aspectos físico, mental e social.

Doenças ocupacionais incapacitam, invalidam e muitas vezes matam trabalhadores diariamente, dentro das empresas. Algumas vezes até de maneira indireta, onde nem sempre é possível definir o nexo causal, devido à falta de atendimento adequado, entre outros fatores. Graves problemas como o câncer, podem ter origem ocupacional e, podemos encontrar muitos agentes cancerígenos nos ambientes de trabalho. Também é importante frisar que as doenças ocupacionais, por serem muito menos visíveis que os acidentes de trabalho, são muitas vezes sub-estimadas.

Muitas vezes existe a percepção e aceitação dos riscos e das necessidades de prevenção das doenças ocupacionais pelas empresas, e da necessidade de preveni-los, mas existe o obstáculo da escassez de profissionais e empresas qualificadas nesta área.

A coodmed é especialista em higiene ocupacional e tem projetos por todo o brasil. Somos especializados em medições ocupacionais e monitoramentos ambientais de:

Ruido por Dosimetria

Trata dos limites de tolerância para “ruído contínuo ou intermitente”, que é o ruído que não seja ruído de impacto, no ambiente de trabalho.
Ver mais

Calor IBUTG

A NR 15, em seu Anexo 3, especifica algumas condições em que o ambiente, exposto ao calor, passa a ser considerado acima da tolerância para a saúde do trabalhador …
Ver mais

Radiação ionizante e radiação não ionizante

Segundo a NR 32, radiação ionizante é um risco físico. Considera-se risco físico a probabilidade de exposição a agentes físicos, que são as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores …
Ver mais

Iluminação / Iluminância / Luminosidade

Segundo a NBR 5413, Iluminância é o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero.
Ver mais

Vibração Ocupacional

Segundo a NHO 09, aplica-se à exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro, em quaisquer situações de trabalho em que a vibração seja transmitida ao corpo, tanto na posição em pé, quanto …
Ver mais

Fumos Metálicos

Ocupações que expõem trabalhadores ao risco de inalação de poeiras que causam pneumoconiose e estão relacionadas a diversos ramos de atividades, como mineração e metalurgia, entre outros.
Ver mais

Gases e Vapores

Agentes químicos contaminantes, classificados como aerodispersóides, que podem gerar enfermidades ocupacionais nos trabalhadores, como o surgimento de doenças no sistema respiratório, como a Pneumoconiose, a Doença Pulmonar Obstrutiva Cronica (DPOC) e Tumores malignos.
Ver mais